O ano de 2020 já está na história. Sem dúvida, é um verdadeiro registro nos livros de ciências, economia e marketing.
Por isso, antes de te responder o título quero dizer que este artigo tem como objetivo auxiliar pessoas, profissionais e empresas com ideias e estratégias de marketing, e ressaltar a importância da adaptabilidade da máquina de aquisição de qualquer negócio. Meu objetivo não é responder uma única questão, mas quem sabe, abrir horizontes.

 

É fato que a pandemia do coronavírus trouxe um impacto sem precedentes para todo o mundo. No Brasil, apesar da animação com projeções de crescimento em vários setores econômicos. Mas nossa economia estava em processo de recuperação e com fraco crescimento do PIB (1,1%), o desafio se tornou ainda maior.

 

O cenário causa estranheza. Populações isoladas para evitar o contágio da doença, empreendedores enfrentando inúmeros desafios, que iniciam a reinvenção do modelo de negócio buscando torna-se mais digital e, principalmente, transformando o departamento de Marketing um centro de aquisição de receita de forma previsível, escalável e sustentável.

 

 

Levanta, bate a poeira e vamos conectar

 

Em meio às dúvidas e ao cenário caótico, os sinais do poder da tecnologia começam. Aumento na porcentagem de engajamento nas redes sociais com o início do isolamento social, aumento significativo de compras online, aplicativos de delivery passaram a ganhar ainda mais destaque para consumidores e restaurantes que antes não haviam aderido o modelo se adequaram para não fecharem completamente suas portas.

 

Percebeu que a tecnologia está auxiliando pessoas a se adaptarem ao novo normal?

 

Afinal, é por meio de soluções tecnológicas que as pessoas têm conseguido manter contato com amigos e familiares, acessar conteúdos de seu interesse, fazer pedidos de entregas de restaurantes e supermercados etc.

 

O “Novo Normal” fez com que transformações digitais chegassem mais rápido do que muitos imaginavam e impôs para as empresas desafios bem ao estilo “adapte-se ou desapareça”. Mas calma, falei que esse artigo ia trazer boas estratégias de marketing digital disponíveis para trilhar novos caminhos entre crise econômica, confinamento e redução de budget.

 

 

O Marketing e a hora de continuar

 

Até aqui, você compreendeu que a internet se torna a maior sustentação dos negócios hoje?Por isso cortar investimentos em marketing digital agora não é uma boa ideia. Este é o momento que um marketing eficiente é essencial.

 

Uma das melhores ações neste momento difícil é se relacionar com a sua base de clientes e leads.
Muitas empresas perderam clientes por fatores financeiros, mas mantenha relacionamento com todos. Nada melhor do que o marketing de conteúdo, e-mail marketing, oferta de materiais e conteúdos relevantes para promover um relacionamento saudável.

 

Quero frisar a importância de manter ou começar a desenhar sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Embora a pandemia esteja no foco da mídia e das pessoas, diversos assuntos relacionados a comportamento, religião, entretenimento e tecnologia, por exemplo, continuam sendo muito pesquisados.

 

O que quero te dizer é que mesmo que a sua marca não esteja diretamente ligada à saúde ou à ciência, por exemplo, ela continua sendo relevante para seu público.

 

No entanto, como as pessoas em geral estão bastante sensibilizadas, ajustar seu conteúdo e sua linguagem pode ser necessário para evitar interpretações negativas.

 

A mídia social é uma ótima maneira de divulgar sua mensagem durante a pandemia. Nos próximos meses, será menos provável que as pessoas saiam e se exponham ao risco de serem infectadas pelo vírus. O conselho universal é ficar em casa e, portanto, as pessoas passam mais tempo online.

 

Se sua empresa deseja alcançar seu público-alvo deve, portanto, estar presente onde estão os consumidores.

 

Com uma comunicação ativa com seus clientes, é possível criar um diálogo e transmitir sua mensagem de uma maneira que seja percebida e sua marca passa a sensação de estar mais próxima mesmo com o isolamento.

 

Para embasar o que te digo, um estudo feito pela Socialbakers mostra marcas de diferentes setores que interagem sobre o covid-19 nas redes sociais durante o mês de março, o estudo aponta que o Brasil está em 5º lugar como o país com mais postagens de empresas sobre o covid-19, totalizando quase 5 mil publicações e mais de 1 milhão de interações no Facebook e no Instagram, o Brasil ficou em 3º lugar, com quase 2 milhões de interações. Isso quer dizer, que essas marcas não se ausentaram e estiveram mais próxima da sua audiência.

 

E já que estamos falando de mídia social como um forte canal de relacionamento e aquisição, o e-mail marketing também foi muito usado.

 

Logo no meio de março, notou-se variações nos indicadores de performance de e-mail. Era um primeiro sinal de que a forma como nos comunicamos antes não funcionaria da mesma maneira diante de todas as mudanças.
Você provavelmente percebeu a sua caixa de entrada ficar ainda mais cheia com empresas tentando reforçar o relacionamento com você.

 

Dados divulgados pela RD Station Marketing, apresentam bilhões de e-mails enviados, chegando ao mesmo patamar da Black Friday.

 

O Whatsapp Business também se tornou uma ferramenta poderosa para ajudar negócios. Auxiliando no processo de comunicação dos negócios. Empresas adotaram a ferramenta para garantir as vendas e continuidade dos negócios. Afinal, o aplicativo permite continuar a atender os seus clientes mesmo a distância, para eles continuarem comprando de casa e também uma linha de atendimento mais próxima.

Conselhos válidos

 

Se você está se perguntando como fazer marketing durante a pandemia, considere usar os Anúncios do Facebook, Google Ads, Instagram for Business ou LinkedIn Ads para direcionar o tráfego para seu blog, produtos ou serviços online etc.

 

Atualize sua listagem do Google Meu Negócio – Seus clientes e potenciais clientes estão contando com você para obter as informações mais recentes sobre sua empresa. Se você estiver encerrando sua empresa temporariamente, seja alterando o horário de funcionamento é necessário informar as pessoas.Usar as Postagens do Google pode ser uma ótima maneira de atualizar as pessoas sobre tudo.

 

Não pare de postar nas mídias sociais, mesmo que sua empresa feche completamente por enquanto, mantenha-se ativo online. Além de ferramentas como o Google Meu Negócio, os clientes recorrem às mídias sociais.

 

Cuidado com o que você compartilha, afinal existem muitas informações erradas circulando nas mídias sociais, e pode ser perigoso dar a seus clientes os conselhos errados. Portanto, mapeie sua estratégia de gerenciamento de crises e pense antes de enviar seu conteúdo para todos os seus assinantes, seguidores e clientes. Use fontes confiáveis.

 

Se sua pequena empresa está sendo afetada adversamente pelo coronavírus, também é um bom momento para reavaliar os fundamentos da sua empresa, incluindo como o Coronavírus está afetando seu marketing digital.

 

Se questione como lidar com uma crise na próxima vez que isso acontecer?

Existem coisas que você faria diferente para estar mais preparado ou evitar perdas?

Como tudo na vida, essa é uma experiência de aprendizado. Mantenha-se saudável, seguro e positivo.

 

 

Alessandra Pinheiro é Especialista em Marketing e Embaixadora na Growth Rocket CWB Ela Faz parte do time de palestrantes do Viasoft Connect!