“Liberdade para mim é a financeira”. A definição é de Thiago Nigro, idealizador e sócio proprietário do projeto O Primo Rico, veículo de internet voltado para ensinar seu público sobre educação financeira e gestão de dinheiro. O canal atinge mais de centenas de milhares de pessoas por mês. Garantiu ainda que “alcançar a independência financeira não é sobre ficar rico, mas sobre ser livre, e poder fazer as escolhas que você quiser, sem se preocupar com dinheiro”. Nigro participou do último dia do Viasoft Connect 2020.

Nigro fez um apanhado geral sobre o mercado de investimentos, disse que, em momentos de crise, é importante ter uma reserva de emergência. Detalhou, ainda, um modelo de gestão de investimento que batizou de “Arca” (ações e negócios, real estate, caixa e ativos internacionais).

Explicou que o melhor investimento que dá maior retorno financeiro são os de longo prazo.  Orientou que primeiro a pessoa que quer investir primeiro precisa ter uma carteira diversificada, deve entender os tipos de investimentos e definir o portfólio.

Na estrada do investimento, o investidor tem dois caminhos a seguir: um leva ao sucesso e à paz e o outro à ruína e vergonha. Explicou que no primeiro, o investidor se cerca de sabedoria, respeitar as regadas do jogo, ter honra, integridade e generosidade.

Nigro tirou muitas lições de toda a sua trajetória e pontuou alguns princípios que podem guiar os futuros investidores. No aspecto filosófico disse que é necessário se afastar da ganância, da preguiça, do imediatismo, da preguiça e da fugacidade, mas deve ter diligência. Afirmou que para se chegar ao sucesso também é preciso ter direção e garra, e acima de tudo nada não dará certo sem sensatez.

Resumindo esse disse que a receita do sucesso é seguir princípios técnicos e filosóficos, antecipar sonhos; diversificar sua carteira de investimento, investir a longo prazo e ter constância. Em relação a investir em negócios, Nigro citou três princípios: equity, processo e seguir todos os princípios que te levam ao sucesso.

Finalizou sua fala com um conselho: “se preparar enquanto ninguém está se preparando te fará colher frutos que ninguém está colhendo”.

Conteúdo: Básica Comunicações

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura, Copel e Governo do Paraná

Patrocínio: Condor, Copel, Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania

Patrocinadores: Horizons Telecom, Sistema Fiep, Pós PUC Digital, Condor, Grupo Voitto, Haze Shift, Nexcore, Task TI, Ateliware, Exact Sales, LB2 Consultoria

Correalizadores: Vale do Pinhão, Agência Curitiba de Desenvolvimento, Prefeitura Municipal de Curitiba, ABRH-PR, Condor Connect, Governo do Estado do Paraná, OAB/PR, Sebrae, RPC, Inside Sales Curitiba, CS Move, Women Leadership

Apoiadores: iCities, Faciap, Unifacear, Instituto das Cidades Inteligentes, Unicentro, CREA-PR, Unidep, ADVB-PR, Assespro, Curitiba Angels, Gazeta do Povo, Gazz Conecta, Hotmilk, AAA Inovação, JValério, Great Place to Work, GhFly, Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB)